quarta-feira, 28 de julho de 2010

Apresentação na IV Mostra de Práticas em Psicologia: ARTETERAPIA E TECNOLOGIAS DE CONVERGÊNCIA: AUTO-CONHECIMENTO E CONSTRUÇÃO DE SI




Autor Responsável por apresentar o Trabalho: ANITA RINK


Resumo:
Pretendemos apresentar um trabalho desenvolvido com grupos de ensino de Arteterapia realizado no Atelier Rink. Neste contexto aulas expositivas, vivências expressivas e trabalho terapêutico se relacionam com as tecnologias de convergência. Em outras palavras, as expressões plásticas dos alunos no teatro, desenho, pintura, etc., podem se converter em mídias tecnológicas e vive versa. As produções individuais e coletivas, quando fotografadas, digitalizadas ou gravadas, ganham novos formatos tecnológicos, transformando-se em algo diferente, podendo ser compartilhados no ciberespaço (exemplo: Youtube). O mundo virtual tem múltiplas facetas e também possibilita as projeções dos conteúdos psíquicos dos sujeitos. Acreditamos que conhecer e conhecer-se seja também criar e construir coletivamente, isto é favorecido nas interações humanas virtuais e não-virtuais. Com as tecnologias de convergências produzimos bases comuns para que as pessoas possam se relacionar, se compreender, se reimaginar, e se questionar perante os outros. As vivências e as experiências produzidas em sala de aula são relacionadas aos conceitos e às estruturas da Psicologia Analítica. Grandes transformações acontecem no mundo com o surgimento diário de tecnologias que conectam seres humanos no ciberespaço. Estas tecnologias são equipamentos coletivos de sensibilidades e inteligência (Pierre Levy). Atualmente dados, textos, imagens, sons e mensagens de todos os tipos são digitalizados e convergem para a formação de novos meios de comunicação, de pensamentos e de trabalho para as sociedades humanas. Trata-se de uma fusão de telecomunicações, que vem influenciando os aspectos civilizatórios na atualidade que nos torna “imigrantes da subjetividade” (Levy). Acreditamos que estas novas relações que se estabelecem mediadas pela tecnologia exigem que professores, psicólogos e outros profissionais utilizem novas formas de trabalho inclusivo, que façam diversas reflexões e compartilhem seus resultados. Pretendemos contribuir com modos de significação e de sentido, produzidos dentro de sala de aula e nos processos terapêuticos resultados dos novos modos de interação.

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